SEGUNDO LONGA-METRAGEM DA DIRETORA PARANAENSE ANA JOHANN ESTREIA NA MOSTRA TIRADENTES


“O que nos olha” parte de objetos e histórias que rondam alguns dos moradores da cidade de Cruz Machado – aquela em que só é possível chegar se você quiser mesmo ir para lá. Entre os habitantes, está a diretora, que volta à sua cidade de infância em busca de olhar para os outros e para si mesma num momento delicado da sua vida: o de sua separação após um relacionamento de 20 anos.  O filme será exibido no dia 26 de janeiro, às 21h, no Cine Praça – uma das atrações da Mostra Tiradentes. Em 2012, nesta mesma mostra, foi exibido seu primeiro longa-metragem “Um filme para Dirceu”.

O documentário com 70 minutos de duração é narrado em primeira pessoa por Ana Johann e segue um formato de filme-dispositivo. Ela e sua equipe distribuem cartazes pela cidade com dia, horário e cenário, onde quem quiser participar de um filme deve trazer um objeto de valor simbólico. O filme é resultado da escolha de alguns personagens que vivem em Cruz Machado e as memórias e relatos desse momento da autora.

Ana Johann estará nos mesmos dias em que acontece a Mostra de Tiradentes na Itália, com o projeto de longa-metragem de ficção “A mesma parte de um homem”, escrito em parceria com a roteirista Alana Rodrigues e que será produzido pela Grafo Audiovisual, com produção executiva de Antônio Junior. O roteiro foi selecionado dentre 90 projetos no Edital da Ancine Brasil-Itália de desenvolvimento. Entre os dias 20 e 26 de janeiro as roteiristas e o produtor executivo estarão no programa WEMW- When East meets West, na cidade de Trieste na Itália para receberem consultoria para o roteiro e conversarem com co-produtores de toda a Europa. Em virtude dessa ausência, a produtora Melanie F. Narozniak, o diretor de arte Paulo Vinícius e o designer sonoro Felipe Ayres, membros da equipe do longa-metragem, representarão o filme durante a Mostra Tiradentes.

Ana Johann

Roteirista e cineasta, Ana Johann tem especialização em Documentário pela Universidade de Barcelona e é Mestra em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do PR. 

Em 2016 recebeu menção honrosa pelo pitching do projeto de longa “A mesma parte de um homem” do Concurso de Roteiros do FRAPA – Festival de Roteiros Audiovisuais de Porto Alegre. Em 2015, no mesmo festival, foi uma das três vencedoras com o projeto “Terrestre”. Ambos os roteiros foram escritos em parceria com a roteirista Alana Rodrigues. Também em 2015, lançou o livro “A Construção do Poético no Roteiro Cinematográfico”, pesquisa de sua dissertação.

Em 2014 seu roteiro de longa-metragem “A mesma parte de um homem” foi escolhido entre 400 projetos, para ser um dos dez a receber consultoria no LAB Sesc Novas Histórias e atualmente está em fase de captação de recursos.

Dirigiu e roteirizou quatro filmes: “Um filme para Dirceu” (2012), seu primeiro longa-metragem, ganhador do Prêmio Especial de Júri no 45° Festival de Brasi´lia de Cinema Brasileiro, que passou por importantes festivais no exterior e no Brasil, entre eles Mostra Internacional de SP, Mostra de Tiradentes e DOCsDF, no México. Seu último trabalho, o filme “Notícias da Rainha” (2013), ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro no 8° Encontro de Cinema e Vídeo dos Sertões, Melhor Documentário Ibero-americano no FEMCINE – Festival de Cinema de Mulheres no Chile, e Melhor Direção de Arte e Designer Sonoro no 8° Cine-PE.

Em 2013, Ana foi júri do 46° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e da 8° Goiânia Mostra Curtas. Em 2014 foi júri do concurso de dramaturgia da Funarte. Foi integrante do Núcleo de Dramaturgia do Sesi-PR, ministrado pelo diretor Roberto Alvim, durante três anos e também integrou o Núcleo de Roteiristas da mesma entidade, onde escreveu algumas peças que foram encenadas entre 2010 e 2012.

Atualmente, Ana é professora da faculdade de cinema Unespar, na disciplina de Roteiro e também realizadora, empreendendo seus próprios projetos pela sua produtora, a Capicua Filmes e Criações (www.capicua.com.br).
  
“O que nos olha” na Mostra Tiradentes 2017

DATA: dia 26 de janeiro
HORÁRIO: às 21h
LOCAL: Cine Praça - Largo das Forras, Tiradentes - MG
Ficha Técnica do Filme
Direção - Ana Johann
Roteiro - Ana Johann e Aly Muritiba
Direção de fotografia e operação de câmera - Elisandro Dalcin
Coordenação de produção - Melanie F. Narozniak
Direção de arte - Paulo Vinícius
Som Direto - João Menna Barreto
Arte créditos e cartaz - Pedro Giongo
Foto Still - Rosano Mauro Jr
Montador - João Menna Barreto
Designer sonoro - Felipe Ayres
Mixagem - Norbert Weiher
Tratamento de cor - Bruno Baltarejo


Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba