“GAGA – O AMOR PELA DANÇA” Ganha Prêmio de Melhor Documentário da 40a Mostra Internacional de Cinema, Escolhido Através do Voto Popular


Dirigido por Tomer Heymann, o filme estreia em janeiro com distribuição da Vitrine Filmes


História sobre um dos mais importantes coreógrafos do mundo, “Gaga – o Amor Pela Dança”, de Tomer Heymann, foi o escolhido pelo público como o melhor documentário da 40a Mostra Internacional de Cinema. A produção conta detalhes da vida de Ohad Naharin, renomado coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Tel Aviv, acompanhando sua trajetória ao longo de oito anos, capturando momentos de ensaios íntimos e mostrando um extenso material de arquivo inédito.

- As sementes deste filme foram plantadas há 20 anos, quando eu vi pela primeira vez o Grupo de Dança Batsheva, de Naharin, no palco. Minha cabeça e meu coração sofreram uma convulsão gigante, como um coquetel excelente de álcool e drogas, mas sem álcool e sem drogas. Um contínuo movimento, música, energia, sexualidade, sensualidade e dançarinos que fazem você se apaixonar sem saber o porquê. A partir daquela noite, eu me tornei um consumidor obsessivo da arte da dança do Batsheva. Naharin é um osso duro de roer, uma pessoa muito complexa e de caráter contraditório, o que o torna um assunto fascinante para um documentário – explica o diretor Tomer Heymann.

“Gaga – o Amor pela Dança” já circulou por diversos festivais mundo afora, tendo recebido o prêmio de Melhor Filme do Tempo Documentary Film Festival e Sofia International Film Festival, além de prêmio do público dos festivais SXSW Film Festival e IDFA. “Esse filme apresenta muitas camadas narrativas diferentes, ele é complexo em sua forma e conteúdo, mas fácil de amar. Enquanto introdução do universo de um artista incrível, este filme abre as portas de um mundo fascinante: político, doloroso, contraditório, mas em última análise, lindo”, elogiou o júri do Tempo International Film Festival. O documentário também foi aclamado pela crítica e eleito por muitos a melhor produção de dança desde “Pina”. “Elétrico, fascinante, coreograficamente brilhante, bem filmado... excelente. Um personagem principal complexo, convincente, bonito e carismático. Sem dúvida, Naharin é um gênio”, escreveu Dennis Harvey, da Variety.

Sinopse
Ohad Naharin, diretor artístico da Batsheva Dance Company, é considerado um dos coreógrafos mais importantes do mundo. Ao conhecê-lo em um ponto crítico de sua vida pessoal, este documentário espirituoso e perspicaz irá encontrar um homem com grande integridade artística e uma visão extraordinária. Filmado ao longo de um período de oito anos, o diretor Tomer Heymann mistura filmagens dos ensaios íntimos com um extenso arquivo inédito e sequências de dança de tirar o fôlego. Esta é a história de um gênio artístico que redefiniu a linguagem da dança moderna.

Nenhum comentário:

Fuga Fantasma: "Ghostbusters - Apocalipse de Gelo" ganha aplicativo de realidade aumentada

Alerta de frio intenso: o Arrepio da Morte está dominando a cidade e os Ghostbusters precisam da sua ajuda! ‘Ghostbusters - Apocalipse de Ge...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba