04 julho 2016

MATTE CULTURAL No Memorial de Curitiba - Dias 9 e 10 de Julho



O Paraná está em festa e mais verde do que nunca. Vem aí o MATTE CULTURAL, evento inédito que terá sua 1ª edição nos próximos dias 9 e 10 de Julho no Memorial de Curitiba.
Integrar a cultura paranaense é um dos principais objetivos, utilizando o resgate do ouro verde como pretexto para revirar o passado histórico e resgatar os valores e orgulho desse estado ervateiro que é composto por uma miscelânea de etnias.
O projeto foi idealizado pela agência curitibana FoxPromo, que abre uma nova fase de produções em conjunto com um parceiro de peso, a Baldo, empresa que retrata a vanguarda do setor e ajuda a impulsionar o novo ciclo do mate. A empresa está em um momento especial e aproveita o evento Matte Cultural, para lançar seus chás, novidade que a cidade experimental do Brasil terá o prazer de conhecer.
A intenção é proporcionar um final de semana diferente, misturando arte e entretenimento com uma feira de produtos que exaltam o mate, prezando pela entrada franca para poder receber pessoas de todos os gêneros e classes sociais.
As atrações são voltadas para públicos diversificados, mas sempre enfatizando trabalhos autorais e paranaenses.
O início está marcado para as 12 horas de sábado, com o espaço de gastronomia e bebidas, ao som de muito jazz, e bate-papo com o apresentador Maurício Cruz da Rádio Educativa, apresentando obras do jazz e músicas instrumentais paranaenses. Para encerrar a noite sobe ao palco a Doxology Big Band com um incrível naipe de metais.
O domingo no Centro Histórico já é consagrado pela Feira do Largo da Ordem e as atrações continuam embalando o público regado com muito mate. O Causo é o Seguinte inicia os trabalhos em um musical que conta histórias de Norte ao Sul do país, mas tem seu texto adaptado para poder enfatizar o Paraná. Logo em seguida sobe ao palco o músico João Triska para uma apresentação mais do que especial. Ainda há tempo para música medieval tomar conta do Memorial com a Mandala Folk, seguida pelo folk rock regionalista da Matte Na’Marra. Para encerrar o festival com chave de ouro a Hillbilly Rawhide ecoará seus acordes pelo Largo da Ordem.
A gastronomia do evento é assinada pelo chef Guilherme Guzela, que traz um cardápio recheado com delícias produzidas com mate.
O chef do Bom Gourmet e da Eh Gastronomia também vai dar algumas sugestões para incluir a planta em outras receitas enquanto prepara os lanches.
Além de todo entretenimento o evento traz peças do acervo de importantes museus para exibição no mezanino do Memorial, apresentando materiais do movimento paranista.
E não para por aí! Obras produzidas especialmente para ocasião serão disputadas por colecionadores ao entardecer de domingo em uma espécie de Quem dá mais?
A produção do evento fica por conta de Katia Kalinowski e o coordenador geral é André dos Santos (FoxPromo).
PROGRAMAÇÃO
Exposição - (organização de Ângela Zampier)
- Linha do Tempo – Museu Paranaense
- Obras de artistas que retratam a erva-mate - MON | Museu Alfredo Andersen
- Litografia – Museu da Gravura Cidade de Curitiba
- Barão do Serro Azul – Núcleo de Mídia e Conhecimento
Quem dá mais? - Obras produzidas especialmente para o Matte Cultural poderão ser compradas ao término do evento. Artistas: Tiago Recchia, Celestino Dimas, Eva Parisi, Claudio Yuge, Fernando Rosenbaum, Eduardo Aguiar, entre outros.

Feira de Produtos e Serviços – Praça do Iguaçu
Baldo Erva-Mate
Chef Guzela – Eh Gastronomia
Bier Herr – Cerveja Artesanal
Hey Delícias - Sorvete
Apetrechos para Mate (Casa do Chimarrão)
Barbearia (Barbearia 041)
Embrapa (Apoio Institucional)
Roupas, Assessórios, Cosméticos, Chiropatia, Turismo, Souvenirs e muito mais.

Shows
Dia 9 de Julho – sábado
16h – Maurício Cruz – Jazz Paranaense e às 19h30 - Doxology Big Band

Dia 10 de Julho – domingo
11h – O Causo é o Seguinte

13h – João Triska | 14h – Mandala Folk | 16h – Matte Na’Marra | 18h - Hillbilly Rawhide

Nenhum comentário: