Festival Internacional de Cinema da Bienal exibe mais de cem filmes




Com a curadoria assinada por Sérgio Alpendre, crítico de cinema e jornalista, a programação do Panorama do Cinema Mundial inclui produções importantes e que merecem ser vistas pelo público. São obras de diretores de diversos países, como O Sétimo Código (Kiyoshi Kurusawa, Japão), Dois Disparos (Martín Rejtman, Argentina), Pessoas-Pássaro (Pascale Ferran, França) e a estreia mundial de Dois Casamentos, do brasileiro Luiz Rosemberg Filho que teve todos os seus filmes censurados durante a ditadura e volta em 2014 depois de um longo período fora do circuito. Rosemberg participa de um debate sobre o cinema brasileiro na quinta (6/11) às 16h na Cinemateca de Curitiba.

O Panorama do Cinema Brasileiro inclui curtas e média-metragem que refletem sobre diálogos cinematográficos entre as obras, além de explorar a transversalidade das linguagens, formatos e temas. Alguns filmes desta mostra são Frineia, de Aline Portugal, A Premonição, de João Gabriel Paixão, e Reconciliados, de Pedro Faissol, além do média Cartas de Ourinhos, de Joel Yamaji.

Indo além das exibições de filmes, o FICBIC organizou um debate com o curador Sérgio Alpendre e jornalistas convidados dentro do contexto do panorama do cinema mundial, que vai discutir os filmes selecionados e abrir um espaço de crítica e reflexão acerca dos rumos cinematográficos.

Mais do que um painel do que aconteceu nos festivais internacionais em 2013 e 2014, o FICBIC pretende apontar caminhos ainda pouco vistos e pensados dentro do cinema contemporâneo. As duas mostras acontecem entre os dias 3 e 8 de novembro no Espaço Itaú de Cinema e na Cinemateca de Curitiba. Os ingressos são gratuitos e a programação completa está disponível no site do FICBIC.


Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba – FICBIC 2014
Data: de 28 de outubro a 8 de novembro
Entrada Franca
Locais: Cine Guarani (Portão Cultural), Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal), Cinemateca de Curitiba, Sesc Paço da Liberdade, Auditório Brasílio Itiberê, Equipamentos do Portal do Futuro.
Patrocínio: Petrobras, Copel, Sanepar e TIM
Promoção: Gazeta do Povo, Mundo Livre FM e RPC TV

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba