“O Palhaço” lidera a lista com o maior número de indicações para o XI Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.


Já começaram as votações do segundo turno do XI Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a maior premiação do cinema nacional, organizado pela Academia Brasileira de Cinema, que conta com o patrocínio da TV Globo, Prefeitura do Rio de Janeiro através da RioFilme e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. A data e o local da cerimônia serão anunciados em breve.
“O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem por finalidade contribuir para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais que os fazem”, diz Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

Homenagem
Cacá Diegues, que completa 50 anos de carreira (desde a estreia de seu primeiro filme “Cinco Vezes Favela”), será o homenageado nesta edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Diretor, produtor e roteirista, Diegues é um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro desde o período do Cinema Novo. Dirigiu 17 longas-metragens e 12 curtas-metragens, com mais de 20 prêmios internacionais, como o de melhor filme para Bye Bye Brasil no Festival de Londres. Já o Prêmio de Preservação será em memória ao cineasta Gustavo Dahl, que faleceu em junho de 2011. Diretor e crítico de cinema, Dahl fez parte do grupo de teóricos do Cinema Novo e esteve à frente dos principais órgãos públicos ligados à atividade audiovisual.

Indicados
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece em 25 categorias. O filme “O Palhaço”, de Selton Mello, recebeu o maior número de indicações (13 no total), sendo acompanhado por “O Homem do Futuro”, de Claudio Torres, com 11 indicações, e “Bróder”, de Jeferson De, com indicações em dez categorias. “Bruna Surfistinha” vem logo em seguida, com nove indicações.
Os filmes indicados em mais de uma categoria, no entanto, não param por aí. “Capitães da Areia” recebeu sete indicações, vindo acompanhado de “Assalto ao Banco Central” e “Lope”, ambos com cinco indicações e “Estamos Juntos” e “Vips”, que empatam com quatro.
Receberam três indicações, por exemplo, filmes como: “As Canções”, “Lixo Extraordinário”, “Rock Brasília” e “Elvis e Madona”.
Foram contempladas com duas indicações as obras “Mamonas”, “Malu de Bicicleta” e “Meu País”. Os demais filmes foram indicados em uma categoria. Na categoria Curta-metragem não aconteceu duplicidade de votos. Já o “Brasil Animado 3D” receberá uma menção honrosa, porque que era o único concorrente na categoria longa-metragem animação.

Nenhum comentário:

1º Festival de Cinema de Xerém anuncia os filmes selecionados

"Rei Davi" O Festival de Cinema de Xerém anuncia os selecionados de sua primeira edição, que acontece de 08 a 11 de maio, no Cent...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba