05 julho 2012

Filme "Histórias Cruzadas"


“Histórias Cruzadas” não é um filme que fala só sobre o racismo, ele fala também sobre a luta das pessoas que sofriam o preconceito na tentativa de mudar suas vidas.
A década é de 1960, o estado de Mississipi, Estados Unidos, a situação político social da época: a discriminação racial e a exclusão social reinavam.
É com esse pano de fundo que somos apresentados à Jackson, uma pequena cidade onde a segregação estava arraigada nas pessoas.
Lá conhecemos Skeeter, uma jovem que sempre estudou, tem uma mentalidade livre de preconceitos e sonha em ser escritora.
Conhecemos também Aibileen e Minny, duas afro-descendentes que são empregadas domésticas e criam os filhos de suas patroas. Elas exemplificam a vida de todas as afro descendentes do local.
Apesar de toda a dependência que as fúteis mulheres da época tinham com essas mulheres, elas a segregavam, na maioria das vezes por puro preconceito e em outras vezes simplesmente para serem aceitas em um determinado meio social.
O filme conta como Skeeter consegue a ajuda de Aibileen e Minny para escrever um livro que relatasse todas as atrocidades cometidas pela sociedade, sem nomear ninguém.
O que acontece é uma verdadeira revolução na qual a vida dessas pessoas será marcada para sempre.
Um filme lindo e leve, apesar do tema que envergonhará a humanidade para sempre.

Nenhum comentário: